quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Sinopse de "Salto Mortal" de Marion Zimmer Bradley


Este é um dos livros que mais me marcou, embora já o tenha lido há algum tempo...

Da mesma escritora de "As Brumas de Avalon".

Fica aqui um breve resumo do livro:

Salto Mortal é a história de dois trapezistas, Mário Santelli, descendente de uma famosa família de trapezistas voadores e de Tommy Zane, o seu discípulo.Situada nos anos quarenta e início dos anos cinquenta no mundo colorido do circo e das suas tradições, a autora narra-nos a luta dos dois trapezistas pelo aperfeiçoamento da sua arte e a descoberta do amor entre dois homens e a preservação da sua relação num ambiente hostil e adverso.Tommy Zane cresce como homem e trapezista no seio de uma familia que o adopta, para a qual o trapézio ocupa o lugar central e em que tudo o resto lhe está subordinado: a família Santelli e os Santelli Voadores. Mário, o guardião das tradições familiares, debate-se com o seu perfeccionismo e a vontade de demonstrar que para si não existem impossíveis e que, apesar sa sua homossexualidade, o seu lugar de estrela nao pode merecer contestação.Mas esta história é sobretudo a de uma relação entre um rapaz e um homem, do crescimento de ambos e da forma como, sujeitos a todas as pressões, acabarão por conseguir lidar consigo próprios e com os outros numa luta titânica para ultrapassar os medos, as pressões e, sobretudo, os sentimentos de culpa e auto-rejeição.


Espero que gostem e não se assustem com o tamanho do livro.


4 comentários:

  1. Para mim é um dos melhores livros que li até hoje. A primeira vez que li o Salto Mortal, foi há 10 anos. A segunda vez foi agora, terminei de o ler hoje. Através deste livro e da excelente forma como está escrito, conseguimos deixar de sentir quaisquer preconceitos que possamos ter e passamos a ver o amor, a alma, o sofrimento e a entre ajuda entre duas pessoas de uma maneira completamente aberta.

    ResponderEliminar
  2. Estou lendo Salto Mortal mas estou com um aperto enorme pois sei que mais cedo ou mais tarde, apesar de longa, a historia vai ter um fim. As vezes me pego chorando de tao comovido com a linda historia de amor desses dois personagens. Ainda nao sei qual sera o final mas adoraria que tivessem um final feliz...

    ResponderEliminar
  3. Estou a ler. Meu Deus que história, que livro, que amor. Estou arrebatado e parece que os personagens invadiram o meu quotidiano. Uma paixão, mas provoca-me algum sofrimento. Já chorei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É impossível ficar indiferente a este livro... ou se ama ou se odeia... Eu amei

      Eliminar